Principais Tendências de Marketing para Pequenas Empresas

O Marketing continua a evoluir, e estamos sendo apresentados a novos tipos de estratégias de marketing a cada ano. À medida que os consumidores e seus comportamentos de compra mudam, devemos também mudar o que fazemos para alcançá-los e ficar na frente deles.

Como uma pequena empresa, é extremamente importante entender como o cenário de marketing está mudando para identificar quais dessas estratégias funcionarão para você e sua empresa.

As novas e emergentes tendências de marketing se concentram em tipos de distribuição, aumento dos canais de tecnologia, criação de conteúdo e mudanças no comportamento geral do consumidor. A integração continuará a ser vital para alcançar clientes potenciais e clientes através da criação de vários pontos de contato.

Uma coisa que permanece consistente é nossa necessidade de criar relacionamentos com clientes potenciais e clientes para ganhar sua confiança e suas compras repetidas.

Marketing de Vídeo

marketing de video

O marketing de vídeo continuará a crescer em áreas de conteúdo de marca, especialmente vídeos na página inicial de um site, e nas páginas de vendas que envolvem os usuários; portanto, a transmissão ao vivo continuará ganhando impulso.

Concentre-se no conteúdo que envolverá seu público. As pequenas empresas geralmente encontram sucesso em vídeos de perguntas e respostas, como tutoriais “Como fazer”, narração de histórias, depoimentos e demonstrações.

Marketing orientado por dados

Não há escassez de dados. Como profissionais de marketing, temos análises de sites, métricas de envolvimento social, métricas de e-mail e muito mais. Em um relatório recente da Econsultancy, mais de 50% dos profissionais de marketing usam pelo menos 21 plataformas, cada uma contendo suas próprias métricas e dados.

As pequenas empresas podem usar menos, mas ainda há uma forte necessidade de mostrar a atribuição e como cada canal está afetando nossas metas e objetivos de negócios.

Os dados podem ser usados em experimentos, testes A/B, para orientar suas decisões de negócios (como oportunidades de marketing personalizadas) descobrindo novas oportunidades, identificando oportunidades de ponto de contato e aprimorando o atendimento ao cliente.

E-mail Marketing

email marketing

É fácil pensar que o email marketing é arcaico e não é mais um canal de marketing viável. Enquanto a ascensão das mídias sociais e de outros canais de marketing pioneiras empurrou o email marketing para o backburner, o email marketing continuou a manter sua posição e provou ser altamente eficaz e simples ao chegar a clientes potenciais.

No futuro, veremos o email marketing sendo usado como uma ferramenta sofisticada, utilizando o comportamento do consumidor e gatilhos para personalizar as mensagens de e-mail enviadas.

Marketing personalizado

Personalização é fundamental. Os consumidores não querem mais a mensagem genérica. Precisa de provas? Veja como a Amazon usa o marketing personalizado e como o Google o usa quando se trata de seu comportamento on-line. Seu comportamento influencia o que você é mostrado ao longo de sua jornada online.

A personalização pode criar fidelidade do cliente e aumentar as chances de um consumidor fazer uma compra. Trabalhe para criar conteúdo exclusivo para o público que você está tentando alcançar.

Relacionamentos são criados quando um consumidor sente como se você estivesse falando diretamente com ele. Você pode usar dados para identificar o conteúdo de que precisa para se conectar com seus consumidores. Você também pode usar esses dados em seus esforços de e-commerce recomendando produtos e/ou serviços com base no comportamento deles em seu site.

Marketing de engajamento nas mídias sociais

marketing de midia social

As mídias sociais se tornarão mais sobre o engajamento. As plataformas de mídia social modificaram seus algoritmos e a maneira como determinam o conteúdo que serão exibidos. Se uma postagem de mídia social não estiver engajando seus usuários da plataforma, ela será mostrada menos, tornando mais difícil ficar na frente de quem você está segmentando.

A medição do engajamento geral nos mostra o conteúdo que funciona e ressoa com os consumidores que estamos direcionando. O engajamento foi comprovado para apoiar a jornada do comprador.

Marketing Influenciador

Influencer marketing vai se tornar uma das principais tendências de marketing. Empresas maiores estão criando estratégias de influenciador, mas isso não significa que pequenas empresas devem ser deixadas de fora no frio.

Como uma pequena empresa, você tem a vantagem de criar uma estratégia real que funcione para construir relacionamentos e confiança com os influenciadores dentro do seu setor. Comece com uma estratégia de microinfluencer, aperfeiçoe-a e, em seguida, lance uma rede mais ampla.

Marketing entre dispositivos

marketing entre dispositivos

Sua pequena empresa precisa criar uma estratégia de marketing que responda por todos os dispositivos que os consumidores usam. Hoje, mais de 50% das pesquisas ocorrem através de dispositivos móveis, mas ainda há uma grande parte de indivíduos que usam computadores desktop, laptops e tablets.

Um estudo recente da comScore realizou que mediu o marketing multicanal forneceu as seguintes estatísticas que podem surpreendê-lo:

  • De 18 a 34 anos: 97% são utilizadores móveis, com 20% que não utilizam computadores portáteis.
  • 35 – 54 anos: 82% usam multi-plataformas ao acessar a internet.
  • Mais de 55 anos: uma porcentagem considerável (26%) ainda usa apenas um computador desktop ou laptop.

Você deve ser capaz de atender seu cliente potencial ou cliente exatamente onde eles estão. Passe tempo otimizando cada canal e ofereça uma experiência personalizada com base em onde suas informações podem ser acessadas na jornada do cliente. Uma boa regra geral à medida que você está desenvolvendo sua estratégia de acordo com o Adweek é lembrar que os anúncios móveis vêm em primeiro lugar.

Marketing com um propósito

É muito importante explicar o seu propósito por trás da sua marca. Ao fazê-lo, você criará uma história com a qual os consumidores vão querer e podem se identificar. O marketing orientado a propósito, que é o “porquê” por trás do que você faz, é uma maneira de se diferenciar dos seus concorrentes.

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