3 etapas para desenvolver seu plano de carreira

“Um objetivo sem um plano é apenas um desejo.” Antoine de Saint-Exupéry

Se você é uma pessoa que trabalha normalemnte, você pode esperar mudar de carreira cinco a sete vezes em sua vida. Isso é muita mudança… a melhor maneira de estar preparado para isso é fazer um plano!

Ter um plano de carreira é vital para o sucesso da sua carreira. As pessoas mais bem sucedidas, como Tim Ferriss, Jeff Bezos e Mark Zuckerberg, todos regularmente inventam planos para seu sucesso na carreira… e vejam onde isso os levou!

Aqui estão os três passos que você pode tomar agora para desenvolver um plano de carreira para catapultá-lo para o sucesso.

1. Auto-reflexão.

auto-reflexão

É fácil negligenciar refletindo sobre sua carreira quando você está tão ocupado trabalhando, mas tomar o tempo para pensar sobre sua situação atual e o caminho que você quer seguir é crucial para um plano de carreira produtivo. A pesquisa até mostra que a reflexão é fundamental para o sucesso e aumenta a produtividade e o desempenho.

Além de refletir sobre sua trajetória profissional, você também deve refletir sobre você e seus valores, habilidades e paixões. Quando você começar a entender a si mesmo e o que você quer, você será capaz de criar mais facilmente um plano que se adapte aos seus objetivos e ao seu estilo de vida.

2. Estabelecer Metas.

Auto-reflexão irá levá-lo a identificar que tipo de carreira você quer. Agora é hora de descobrir como chegar lá. Definir metas é a chave para um plano de carreira bem-sucedido. Mas que tipo de metas você deve criar?

Você provavelmente já sabe sobre os objetivos SMART. Estas são metas específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e com limite de tempo que tudo o define para o sucesso na definição de metas e realização.

Na verdade, estudos mostram que os objetivos SMART realmente funcionam. Mas, para ter sucesso, você precisa escrevê-los e compartilhá-los com um amigo ou um colega de trabalho. Setenta e seis por cento dos participantes do estudo que estabeleceram metas SMART os escreveram e os compartilharam com um amigo alcançaram seus objetivos.

Compartilhar seus objetivos cria uma sensação de responsabilidade, e anotar seus objetivos os consolida em sua memória de longo prazo, para que eles estejam sempre acessíveis e presos ao seu subconsciente.

3. Desenvolva um plano.

faça um plano

Então, você conhece a si mesmo e o que quer fazer, e você tem seus objetivos definidos e escritos. Agora é hora de realmente investigar o desenvolvimento de um plano para chegar lá. Este é o ponto em seu planejamento de carreira onde você deve conhecer seus interesses e habilidades, e começar a descobrir o que você precisa fazer para chegar onde quer ir. Sim, é hora de tomar decisões de carreira.

Talvez você queira ter mais experiência antes de se colocar no mercado de trabalho, ou talvez se resume a uma escolha entre duas carreiras diferentes. Seja qual for a sua decisão, esta é a hora de fazer isso, para que você possa solidificar seu plano de carreira e embarcar no seu caminho. Aqui estão algumas maneiras de tomar essas decisões difíceis:

  • Faça uma lista de prós e contras;
  • Avalie como cada caminho se alinha com seus valores;
  • Pense nas consequências futuras de cada caminho.

Onde você está quando se trata de sua carreira? Você está pronto para fazer uma mudança, ou começar sua jornada, hoje? Não importa se você está apenas começando sua jornada de carreira ou está considerando mudar os caminhos de carreira ou empregos, desenvolver um plano de carreira eficaz ajudará você a chegar onde precisa ir.

Refletir, definir metas e tomar sua decisão, e você vai se encontrar no caminho certo.

About The Author

Reply