Como Determinar o Valor de Uma Empresa

Determinar o valor de um negócio para venda é complexo, e há muitas maneiras de um negócio pode ser valorizado. Alguns métodos de avaliação funcionam melhor para diferentes tipos de empresas. Este artigo discute maneiras de determinar informalmente o valor da sua empresa que você está considerando vender.

Mesmo que você obtenha uma avaliação comercial formal, conhecer os diferentes métodos de avaliação pode ajudá-lo a resolver o que está acontecendo.

Formas de determinar o valor de uma empresa

Estes métodos de avaliação são apresentados para lhe dar algumas maneiras de explorar o seu próprio valor de negócio e para ter uma idéia geral de onde iniciar uma negociação entre si mesmo como um vendedor e um potencial comprador.

Não assuma que qualquer, ou todos, destes métodos de avaliação, lhe dará um número verdadeiro, mas eles são um começo de uma avaliação. Em algumas empresas, você pode acabar usando todos esses métodos de avaliação de negócios.

Avaliação de Ativos

avaliação de ativos

Seus ativos de negócios são todas as coisas que a empresa possui que tem um valor e podem ser mostradas no balanço. Os ativos incluem terrenos e edifícios, equipamentos e veículos, dinheiro, suprimentos, contas a receber. Ativos intangíveis, como propriedade intelectual, também têm um valor.

Se você estiver vendendo todo o negócio com base na avaliação de ativos, você só terá parte do quadro de avaliação de negócios. O fator misterioso em qualquer avaliação comercial é a boa vontade.

Boa Vontade é basicamente o valor intangível da sua base de clientes. Do ponto de vista contabilístico é o prémio pago pelo negócio sobre o valor contabilístico dos ativos listados no balanço da empresa.

Fluxo de Caixa

Alguns compradores querem saber quanto dinheiro sua empresa pode gerar. Este método usa informações de uma demonstração de fluxo de caixa mostrando as entradas e saídas de caixa para o negócio ao longo de um período de tempo específico.

Em seguida, este número de fluxo de caixa atual é descontado para o seu valor futuro. O valor do fluxo de caixa é frequentemente usado para avaliar empresas que têm acionistas.

Vendas Brutas

vendas brutas

Múltiplos de vendas brutas, como diz o Empreendedor, são a “aproximação mais crua” da avaliação de negócios. Por exemplo, as vendas brutas dos três anos anteriores podem ser utilizadas. Mas não há garantia de que este nível de vendas possa ser suportado, razão pela qual é menos útil para a avaliação por si só.

Múltiplos de Ganhos

Para as empresas que têm acionistas, olhar para múltiplos de ganhos por ação é um método comum de avaliação. Este número mostra os ganhos de cada acionista, ou EPS, que não é o mesmo que quaisquer dividendos. O princípio aqui é que quanto maior o EPS, mais valiosa a empresa.

Veja como funciona o método de ganhos: Os primeiros ganhos (também conhecidos como lucros ou lucro líquido) são determinados. Na maioria das vezes, o número de ganhos “brutos” é reduzido ainda mais, geralmente tomando juros e impostos (chamado EBIT ou Ganhos Antes de Juros e Impostos).

Outra medida comum é EBITDA (Ganhos Antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização). Em seguida, o número de ganhos finais é multiplicado pelo número de ações.

Ganhos Discricionários do Vendedor (SDE)

ganhos discricionários

O método de avaliação de ganhos discricionários do vendedor é semelhante a múltiplos de ganhos, mas é usado para pequenas empresas em que há um proprietário, como uma prática profissional ou propriedade exclusiva. Neste método, o lucro bruto é reduzido em vários números, conforme descrito pelo Legacy Venture Group:

  • Adicione despesas não recorrentes (únicas);
  • Subtrair a renda não recorrente (única vez);
  • Adicionar despesas não operacionais, como despesas pessoais e despesas não essenciais (despesas operacionais são aquelas necessárias para as operações diárias da empresa);
  • Subtrair o rendimento não operacional (de outras fontes que não o funcionamento diário da atividade);
  • Adicionar Depreciação, amortização e despesas de juros;
  • Se o proprietário não estiver trabalhando no negócio, adicione o custo de quaisquer salários ou salários para os trabalhadores.

A avaliação é geralmente expressa como um múltiplo de SDE, de uma a quatro vezes. O múltiplo depende do tipo de negócio.

Por que os métodos de avaliação de negócios não são (principalmente) precisos

Este artigo apresenta algumas formas de valorizar um negócio, mas a única verdadeira avaliação é aquela acordada pelo comprador e pelo vendedor, após negociação e informação completa. Quanto mais métodos de avaliação você usar, mais perto você pode chegar de um número. Quanto mais números conseguir reunir, melhor é a tua estimativa.

A maioria das avaliações de negócios são irrealistas porque não consideram fatores externos ou intangíveis. Por exemplo:

Condições Econômicas

condições economicas

A condição da economia do país afeta todas as empresas de muitas maneiras, e as economias locais podem ter um efeito ainda maior sobre o seu negócio. Considere fatores econômicos em sua expectativa do valor de seu negócio para um potencial comprador.

Localização e fatores de mercado

Vendas de negócios, como vendas de imóveis, são todas sobre “localização, localização, localização”. Ao avaliar o preço de venda do seu negócio, tenha em mente os fatores de localização que saem do seu bairro de negócios imediato para a sua cidade e condado, para o seu estado.

Fatores Tecnológicos

É difícil colocar um valor no nível de tecnologia usado por uma empresa, mas é um fator enorme na venda de um negócio. Seu site de negócios, qualquer venda on-line que você faz e o uso de programas de computador e aplicativos em todas as seções de sua empresa podem ter um efeito positivo – ou negativo – sobre um comprador.

Uma Nota Final sobre Avaliação de Negócios

A determinação do valor de uma empresa é, no final, apenas realizada quando um comprador e um vendedor dispostos sentam e realizam um acordo, e colocam esse acordo por escrito. Mas ter alguns métodos de avaliação de negócios em seu bolso quando você entra em negociação com um vendedor pode ajudá-lo a focar a discussão e chegar a um acordo com mais facilidade.

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