Como a Inteligência Artificial Está Transformando o Marketing Digital

Como você imagina a Inteligência Artificial? Você pode estar pensando em uma consciência sintética desenvolvida por humanos, como muitos filmes de ficção científica retratam.

No entanto, IA (Inteligência Artificial) é simplesmente um sistema que pode executar tarefas, que normalmente requer inteligência humana.

Estes incluem resolução de problemas, reconhecimento de emoções e até mesmo diagnóstico de doenças.

Marketing de Inteligência Artificial

inteligencia artificial

O marketing de IA é um método de alavancar a tecnologia para melhorar a jornada do cliente. Ele também pode ser usado para impulsionar o retorno do investimento (ROI) de campanhas de marketing.

Isso é conseguido usando análise de big data, aprendizado de máquina e outros processos para obter informações sobre seu público-alvo.

Com esses insights, você pode criar pontos de contato do cliente mais eficazes. Não importa se está engajando em marketing por e-mail ou fornecendo suporte ao cliente, a IA elimina grande parte das adivinhações envolvidas nas interações com o cliente.

Em uma escala maior, ele pode ser usado para automatizar processos que já foram dependentes de humanos, como:

  • Geração de conteúdo;
  • Anúncios PPC;
  • Web design;
  • Entre outros aplicativos.

IA e Marketing Digital

marketing digital

No mundo do marketing digital, a IA pode agilizar e otimizar campanhas de marketing, podendo eliminar também o risco de erro humano.

Embora grande parte do mundo do marketing digital ainda seja dependente da engenhosidade humana, um programa de IA pode ser capaz de gerar um relatório usando apenas dados.

No entanto, para se conectar verdadeiramente com seus clientes, você ainda precisará do toque humano.

Se a Lei de Moore se mantém firme por um tempo, não há como dizer o que a IA será capaz de fazer num futuro próximo.

Curadoria e geração de conteúdo

Atualmente, o marketing de conteúdo tem se transformado em uma indústria global. É tão prevalente que alguns se referem a ele como o único tipo de marketing.

A IA tem o potencial de organizar e gerar conteúdo e, em seguida, colocá-lo na frente das pessoas certas nas plataformas.

Essa tecnologia já está automatizando a geração de conteúdo em um nível básico, mas eventualmente, a IA pode gerar tópicos viáveis para escritores ou até mesmo desenvolver rascunhos iniciais de conteúdo com base em determinados parâmetros.

No lado da estratégia, a IA tem o potencial de ajudar os profissionais de marketing a mapear uma estratégia de conteúdo de ponta a ponta.

Algumas ferramentas de marketing já estão fornecendo esse recurso. Prevejo que também será capaz de gerar relatórios abrangentes sobre iniciativas de conteúdo, com pouco ou nenhum trabalho humano envolvido.

Publicidade digital aprimorada por IA

publicidade digital

Acredito que a inteligência artificial também continuará a mudar a forma como as empresas anunciam.

Na verdade, as estratégias de publicidade digital de hoje seriam impossíveis sem uma forma rudimentar de IA.

Mesmo outdoors eletrônicos, podem ser alimentados por sistemas de entrega baseados em IA.

Esses sistemas operam de forma autônoma, colocando os tipos certos de anúncios na frente de pessoas com base em algoritmos complexos e big data, mais conhecido como “publicidade programática”.

Consumidores e compradores de empresas, estão sobrecarregados todos os dias com anúncios. A maioria deles é irrelevante, então eles simplesmente fecham o anúncio ou passam para a próxima tarefa.

Com a IA, as empresas podem otimizar seu retorno sobre o investimento colocando anúncios apenas na frente de espectadores relevantes. Os anúncios podem ser comprados automaticamente e personalizados em escala.

Chatbots

Se há um tipo de IA que as empresas veem como um transformador de jogo, é chatbots.

Chatbots já estão em vários sites, pois eles se destacam em responder às perguntas frequentes dos clientes.

O fascínio fundamental pelos chatbots é o impacto que eles podem ter na experiência do cliente.

Para algumas empresas, não há funcionários suficientes ou horas no dia para responder rapidamente às consultas dos clientes, por isso, eles usam o chatbots.

No entanto, essa tecnologia nunca deve ter a palavra final sobre uma reclamação do cliente.

Porém, a plataforma também deve ter um acesso fácil para o cliente, para que ele possa falar diretamente com algum atendente real.

O potencial real reside em chatbots inteligentes, ao contrário dos simples que você vê regularmente agora. Estes são sistemas alimentados por IA que se comunicam com humanos usando respostas geradas originalmente em tempo real.

No futuro, eu não ficaria surpreso ao ver chatbots inteligentes se engajando em prospecção de vendas, geração de leads e atendimento ao cliente.

Análise do comportamento e análise preditiva

robos trabalhando

Cada vez mais empresas estão contratando profissionais como cientistas de dados e programadores para seus departamentos de marketing.

Isso porque suas habilidades em breve serão a espinha dorsal da maioria das campanhas de marketing.

A internet é como um laboratório de ciência comportamental gigante, mas há tantos conjuntos de dados que os humanos não podem esperar analisar todos eles, e é aí que entra a IA.

Usando aprendizado de máquina e análise de big data, a IA é capaz de fornecer às empresas insights profundos sobre seus clientes.

As empresas não só poderão hiper personalizar interações, mas imagino que, também poderão prever comportamentos futuros dos clientes com base nos dados coletados.

As empresas estão investindo muito dinheiro em investimentos em IA. À medida que ocorrerem mais casos de uso de IA, descobriremos as formas mais e menos eficazes de aplicar essa tecnologia no marketing digital.

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