Os 7 Melhores Filmes de Empreendedorismo

Entre documentários e filmes fictícios, há muito que você pode aprender sobre a situação dos empresários a partir do conforto do seu sofá.

Se você está apenas começando seu empreendimento de negócios ou está fazendo isso há anos, você pode obter alguns insights poderosos desses filmes.

FYRE: A melhor festa que nunca aconteceu

fyre

Na verdade, há dois documentários sobre o desastroso festival de música Fyre que vale a pena assistir: Hulu’s Fyre Fraud e FYRE: The Greatest Party That Never Happened da Netflix.

Assista e aprenda como o festival evoluiu de um evento exclusivo com celebridades e patrocinadores de influenciadores de mídia social, para um desastre mal gerenciado.

O evento essencialmente roubou o dinheiro das pessoas e as deixou encalhadas em uma ilha com comida escassa e acomodações de abrigo.

Tópicos abordados: mídia social, importância do planejamento e contingências.

Startup.com

startup

Startup.com é um documentário de 2001 que examina a ascensão e queda da startup da vida real GovWorks que arrecadou US $60 milhões da Hearst Interactive Media, KKR, New York Investment Fund e Sapient.

É uma boa visualização para entender melhor o boom e o busto do período dotcom e serve como um conto de advertência sobre como as amizades podem ser facilmente ameaçadas por parcerias comerciais.

Tópicos abordados: financiamento, captação de capital, gestão de crescimento, competências de empreendedorismo, formação de equipas e competências de gestão

Prenda-me se for capaz

prenda-me se for capaz

Quando você ouve Catch Me If You Can, você imagina o vigarista de sucesso Frank Abagnale (Leonardo DiCaprio) enganosamente charmoso qualquer um com seu domínio de habilidade.

Baseado em uma história verdadeira, “Prenda-me se for capaz” é um filme clássico que exemplifica a jornada empreendedora.

Ele aborda temas importantes como resolução criativa de problemas, transformando algo bom em uma situação ruim, e a boa e velha agitação para alcançar o sucesso.

Tópicos abordados: competências de empreendedorismo, criatividade e inovação, perseverança, visão empresarial, técnicas de vendas pessoais e fontes de financiamento empresarial

Senhor da Guerra

senhor da guerra

Se você gosta de comédia com um pouco de ação, “Senhor da Guerra” é um filme imperdível.

Este filme do crime de guerra narra a vida de Yuri Orlov (Nicolas Cage), um imigrante da Ucrânia que decide que sua rota para o sucesso é através do comércio ilegal de armas.

Moralidade à parte, a ambição, a tenacidade e a capacidade de tolerar o risco de Yuri demonstram as qualidades que os empresários precisam para ter sucesso.

Além disso, se você quiser saber mais sobre hacking de crescimento, fidelização de clientes e técnicas de negociação, este filme investiga profundamente esses tópicos.

Você provavelmente vai se encontrar incorporando algumas das lições em seu próprio empreendimento comercial.

Tópicos abordados: habilidades de empreendedorismo, mercados emergentes, resolução criativa de problemas, gestão de crises, técnicas de negociação, construção de lealdade de clientes, estratégias competitivas e geopolítica.

Wall Street

wall street

Já se viu empurrado para seus limites na busca de poder e sucesso? Wall Street desvenda este tema através dos olhos de Bud Fox (Charlie Sheen), um corretor ambicioso que navega na montanha-russa econômica de Wall Street, adotando o mantra “ganância é bom”.

Este filme é uma janela para finanças corporativas, gestão de portfólio, princípios de direito de investimento e mercados de capitais.

Mais contadora é a história de uma mente jovem e suscetível, mostrando como é fácil se deixar levar com o estilo de vida glamouroso que acompanha a riqueza.

Além disso, se você pensou que o Lobo de Wall Street era um pouco demais, este filme é uma versão domadora, mais socialmente crítica.

Tópicos abordados: finanças corporativas, gestão de carteiras, mercados de capitais, princípios de direito de investimento, fusões e aquisições, avaliações de empresas e ética empresarial

A Fraude

fraude

Este filme de 1999 é baseado em uma verdadeira história do empregado que sozinho derrubou o Banco Barings, o maior banco da Inglaterra.

O filme mostra como o dinheiro conduz todos os tipos de comportamento maníaco e serve como um conto de advertência sobre pessoas que falsamente assumem que o poder e o dinheiro os tornam indispensáveis.

Tópicos abordados: derivados, avaliação corporativa, relatórios financeiros, mercados de capitais, mercados emergentes e ética empresarial

Doze Homens Irritados

doze homens irritados

Possivelmente meu filme favorito de todos os tempos, “Doze homens irritados” é um drama brilhante que tem várias camadas de visão sobre liderança, psicologia do comportamento de grupo e sistemas de valores conflitantes.

É um dever assistir este filme, vai deixá-lo pensando sobre a maneira como você toma decisões importantes.

Tópicos abordados: técnicas de negociação, métodos de persuasão, resolução de conflitos e construção de consenso

About The Author

Reply