4 Maneiras de Conservar seu Dinheiro durante a Crise do Coronavírus

Se você experimentou salários reduzidos, perda de emprego ou teve que fechar as portas de sua pequena empresa por causa dos impactos do Coronavírus, ou Covid-19, você pode estar se perguntando de onde seu próximo salário virá.

Para muitos brasileiros, o que você tem em sua conta bancária é realmente tudo o que você tem. Isso pode ser um fundo de emergência, totalmente abastecido com economias, ou apenas dinheiro suficiente para as próximas duas semanas, ou até menos.

Neste artigo, vamos explicar maneiras específicas que você pode economizar o dinheiro que você tem, a partir de agora, independentemente de quanto é.

Mas antes de olharmos para essas formas, vamos rever rapidamente o quão importante é ter o que é chamado de fundo de emergência em tempos como este.

O que é um fundo de emergência?

fundo de emergencia

Um fundo de emergência é de três a seis meses de renda mantida em uma conta poupança reservada exclusivamente para despesas de emergência.

Isso deve incluir dinheiro economizado para:

  • Contas médicas;
  • Reparação de automóveis;
  • Desemprego.

É simples: economize algum dinheiro, faça uma lista específica de despesas de emergência e não toque no dinheiro a menos que seja uma emergência.

Por causa do Coronavírus, estamos atualmente no meio de uma pandemia que já interrompeu o cotidiano, a saúde pessoal, o emprego e a economia como um todo.

Em momentos como este, é fundamental que você tenha um fundo de emergência. Para aqueles leitores que têm um fundo de emergência, agora você tem algum conforto em saber que você pode pagar suas contas para os próximos 3-6 meses.

Mas e se você não tiver um fundo de emergência? E se a sua renda fosse reduzida ou totalmente interrompida?

Vejamos quatro maneiras de conservar o dinheiro que você tem agora, independentemente do quanto ele seja, para que você possa ter paz de espírito durante esse período turbulento.

Como conservar seu dinheiro durante a pandemia de coronavírus: 4 passos

PASSO 1: FAZER AS CONTAS.

Em vez de deixar a ansiedade tirar o melhor de você, faça as contas: com base em suas despesas atuais, quanto tempo seu fundo de emergência e/ou economia durará?

Tire um minuto agora para anotar suas despesas por semana em uma planilha.

Depois disso, compare suas despesas totais com quanto dinheiro você economizou, juntamente com quanto dinheiro você receberá (se houver).

Quanto tempo durará suas economias atuais?

Uma vez que você tenha esse período de tempo, seja 2 semanas ou 2 meses, vamos passar para a próxima etapa.

PASSO 2: ENCONTRAR MANEIRAS DE CORTAR CUSTOS AGORA

cortar custos

Agora que você tem esse prazo, vamos tentar alongar o máximo possível cortando algumas de suas despesas, imediatamente.

Dê uma olhada em suas despesas atuais, que você escreveu na etapa anterior.

De qual deles você pode se livrar? Agora!

Talvez você possa cortar a conta da TV a cabo. Ou assinaturas que você não precisa. Talvez você se inscreveu para um serviço meses atrás, mas você nem tem usado.

Algo a ter em mente durante esta etapa é que, devido ao “distanciamento social”, “abrigo no local” ou mandatos de “quarentena”, alguns dos seus custos já podem ser reduzidos.

Por exemplo, durante este tempo você pode não precisar de dinheiro para:

  • Condução para o trabalh;
  • Comer for;
  • Entretenimento de fim de semana;
  • Viajar.

Certifique-se de fatorar isso em sua planilha.

Além disso, como você está olhando para suas despesas, é importante gastar dinheiro apenas no essencial. Tudo o resto, nesta pandemia atual, deve ser cortado.

Os itens essenciais incluem:

  • Comida;
  • Água;
  • Moradia;
  • Necessidades de saúde;
  • Necessidades familiares;
  • Contas (discutiremos isso a seguir).

Depois de identificar quais despesas precisam ser cortadas, tire algum tempo para acompanhar e se livrar delas.

Depois disso, refaça as contas da sua lista.

Quanto dinheiro você vai economizar agora?

E quanto tempo isso aumenta ao seu período de tempo?

PASSO 3: NEGOCIAR SUAS CONTAS

Devido à crise, muitas empresas, como empresas de crédito e credores hipotecários, estão ajudando pessoas que tiveram uma redução de seus rendimentos ou uma perda de emprego.

Por exemplo, se você tiver uma dívida de cartão de crédito, a maioria das principais empresas de cartão de crédito planeja ajudar os clientes, permitindo que eles:

  • Ignorem pagamentos;
  • Utilizar taxas de juros mais baixas;
  • Evitar taxas de atraso.

Isso não entrará em vigor a menos que você ligue para sua empresa de crédito, explique sua situação e pergunte como eles podem ajudá-lo durante esse período.

Da mesma forma, também há alívio hipotecário a ser oferecido, tais como:

  • A capacidade de adiar pagamentos por meses;
  • Atraso das execuções hipotecárias.

Por exemplo, você pode reduzir ou até mesmo suspender seus pagamentos de hipoteca por até 12 meses, dependendo da empresa.

Se você foi afetado pelo coronavírus, ligue para seu credor hipotecário e discuta como eles podem ajudá-lo durante esse período.

Depois de ter negociado suas contas, incorpore as alterações em seu novo orçamento e seu prazo.

Quanto custam suas despesas agora?

Quanto você vai economizar?

Qual é o seu novo prazo? Quanto tempo seu dinheiro economizado durará agora?

PASSO 4: ENCONTRE MANEIRAS DE AUMENTAR SUA RENDA

entregador

A verdade é que não há limite para o quanto você pode fazer. Embora a pandemia tenha limitado algumas maneiras de aumentar sua renda, há maneiras de ganhar mais.

Se você tem tempo, energia e saúde, você pode trabalhar em várias profissões que

Após o fim da pandemia coronavírus, certifique-se de que você priorize seu fundo de emergência e poupanças para que, quando ocorrer um desastre, você não fique imaginando quando seu próximo salário chegará.

Aprendizagem Continuada
Se você tem tempo extra em suas mãos por causa de um mandato de “abrigo no lugar” ou de uma “quarentena”, você pode usá-lo como uma vantagem para saber mais sobre economizar dinheiro e como aumentar sua renda. Por exemplo:

Faça um curso gratuito sobre como sair da dívida ruim e aumentar sua renda ativa
Descubra o “Hábito Loop” e aprenda a parar de gastar dinheiro que não tem
Crie um orçamento “Simples” que dura
Nota do editor: Aqui na WealthFit, nosso objetivo é ajudá-lo a entender como Coronavírus, ou Covid-19, está afetando suas finanças. Para ler mais sobre os sintomas e como fazer o teste, você pode encontrar esses recursos nos Centros de Doenças e Controle (CDC).

ainda são permitidas e seguras em sua cidade.

Aqui estão 7 opções de trabalho:

  • Participe de um Serviço de Entrega: Você pode ganhar dinheiro em seu próprio horário usando serviços como UberEATS ou Rappi para entregar pedidos de entrega em sua área local, ou você pode começar seu próprio serviço de entrega.
  • Ensinar em Cursos Online: Através de sites como a Udemy, você pode criar seu próprio curso sobre um tópico que você é apaixonado. Sempre que alguém compra sua classe, você ganha dinheiro! Inscreva-se em Udemy.com para começar.
  • Preparar declarações fiscais: Há sempre pessoas e empresas que precisam de ajuda durante a temporada fiscal. Se você tem experiência anterior com contabilidade ou finanças, comece se registrando com sua autoridade fiscal.
  • Escrever e rever currículos: Você pode ajudar os candidatos a emprego a aperfeiçoar seus currículos e fazer uma renda secundária no processo. Utilize sua rede pessoal ou procure oportunidades nos sites de Freelancer.
  • Doar Plasma: doar seu plasma sanguíneo vai colocar nutrientes muito necessários em pacientes hospitalares e dinheiro muito necessário em sua carteira. Comece por encontrar um centro de doação de plasma em sua área.
  • Comece um blog: Ao criar um blog e preenchê-lo com conteúdo rico, você pode eventualmente ganhar dinheiro com publicidade no site, mesmo enquanto dorme! Comece criando uma conta com WordPress ou Wix.
  • Entregar pacotes: com diversas empresas de Envios, você pode entregar pacotes na sua cidade para uma receita extra. Você pode definir sua própria agenda. Os únicos requisitos são que você deve ter um smartphone, possuir um veículo e você deve passar uma verificação de antecedentes!

Se você pode utilizar uma dessas formas para aumentar sua renda, adicione-o em sua lista de despesas e economias.

Agora você deve ter uma imagem clara de suas finanças.

Como conservar seu dinheiro durante a pandemia de coronavírus

Durante esse processo, você:

  • Identificou sua renda, identificou as despesas e identificou quanto tempo o dinheiro que você economizou atualmente durará;
  • Encontraram maneiras de reduzir suas despesas;
  • Faturas críticas negociadas;
  • Descobriu formas de aumentar a sua renda.

Siga estes passos para que você tenha paz de espírito durante a crise do coronavírus. E, ao longo do caminho, compartilhe o processo com outras pessoas para que possam experimentar a paz financeira também durante esta crise.

About The Author

Reply